Identificação do gene NDM-1 em cepa de Escherichia coli

Descrição do post.

Dr Jailton Lobo

7/24/20232 min read

A multirresistência bacteriana tem se tornado um dos maiores desafios enfrentados pela comunidade médica e científica no século XXI. O crescente desenvolvimento e disseminação de bactérias resistentes aos antibióticos tem levantado preocupações globais, uma vez que ameaça a eficácia dos tratamentos médicos e põe em risco a saúde pública em escala mundial.

A emergência de cepas bacterianas multirresistentes, que são capazes de resistir a múltiplos antibióticos de diferentes classes, agrava ainda mais o problema, limitando as opções terapêuticas disponíveis e aumentando a morbidade e mortalidade associadas a infecções anteriormente tratáveis.

A New Delhi metalo-β-lactamase (NDM) é uma metalo-β-lactamase capaz de hidrolisar quase todos os β-lactâmicos. Vinte e quatro variantes de NDM foram identificadas em >60 espécies de 11 famílias bacterianas, e várias variantes aumentaram a atividade da carbapenemase. Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli são os portadores predominantes do gene blaNDM.

Estudo realizado por pesquisadores do Rio de Janeiro apresenta a caracterização fenotípica e molecular de uma cepa multirresistente de Escherichia coli (Lemef26) portadora do gene blaNDM-1 que confere resistência aos antibióticos carbapenêmicos.

A bactéria foi isolada de uma mosca (Musca domestica), coletada nas proximidades de um hospital na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A cepa foi identificada como E. coli através do Maldi Tof, seguido do sequenciamento genômico, análise filogenética, perfil de resistência a antibióticos (usando métodos fenotípicos e genotípicos) e genotipagem de virulência.

Curiosamente, o gene blaNDM-1 foi o único determinante de resistência detectado usando um painel de genes de resistência comuns, conforme avaliado por PCR. Em contraste, o sequenciamento detectou genes que conferem resistência a aminoglicosídeos, fluoroquinolonas, quinolonas, trimetoprima, β-lactâmicos, cloranfenicol, macrólidos, sulfonamida, tetraciclina, lincosamida e estreptogramina B.

Experimentos de conjugação demonstraram a transferência de resistência a carbapenem, por meio da aquisição da sequência blaNDM-1, para uma cepa receptora sensível de E. coli , indicando que o gene blaNDM-1 1está localizado em um plasmídeo conjugativo (provavelmente do grupo de incompatibilidade IncA/C, em associação com o transposon Tn3000).

Análises filogenéticas colocaram Lemef26 dentro de um clado de cepas exibindo diversidade alélica e ambiental, com o maior nível de parentesco registrado com uma cepa isolada de fonte humana sugerindo uma possível origem antropogênica. A análise do viruloma revelou a presença de genes de fímbria e pilus e determinantes de aderência fimbral que indica a capacidade da cepa Lemef26 de colonizar hospedeiros animais.

Para entendermos a magnitude dessa ameaça, será abordado um estudo em que foi detectado o gene NDM-1 em cepa de Escherichia coli em um Centro Urbano na cidade do Rio de Janeiro, venham conferir conosco sobre este artigo.